Caminhos das Ararunas – Trecho 2
R$360
por pessoa
23 a 24 de maio de 2025
0
Reviews
-
Hora de saída
23 a 24 de maio -
Incluí
Café da ManhãCity TourGuiaHotelTransporte Ida e Volta -
Não incluí
AéreoAlmoçoDegustaçãoIngressos nos AtrativosJantarPasseio NáuticoSeguroVisitas do Roteiro
Programação
1
Trecho 2 - Nível Médio de dificuldade (não recomendado para iniciantes)
18h - Saída da UFPB para check in na Pousada Afink em Araruna. Chegada em torno de 21h. Jantar (não incluso)
2
Dia 2
O início da trilha será na comunidade Umburana (município de Araruna-PB), finalizando, após 15km, no Restaurante Vale do Curimataú, na comunidade Lagoa do Braz (município de Dona Inês-PB).
No percurso encontramos diversos animais da fauna local e vegetação típica do bioma (Caatinga), passamos por comunidades onde os nativos oferecem um apoio com Água e lanche.
Conhecemos o Rio Curimataú que corta os municípios da região, além de fazer um trecho de trilha nas margens e no leito do mesmo (com parada para banho dependendo das chuvas na região).
Nas margens do Rio, também encontramos um painel com pinturas rupestres, além das suas formações rochosas que lembram o vale da lua.
Os locais, articulações e conexões ficam na responsabilidade do Condutor local contratado.
Almoço (não incluído)
17h - Previsão de retorno
20h - Previsão de Chegada em João Pessoa
3
O que são os "Caminhos das Ararunas"?
Os Caminhos das Ararunas é a primeira trilha de longa distância da Paraíba, e uma das primeiras do Nordeste, foi inaugurada no Mirante Vale da Serra, em Araruna, no Brejo da Paraíba.
Implementada em 2021, é uma trilha de longo curso que já nasceu especial: é a maior do Nordeste brasileiro. Ao todo são 8 trechos, que podem ser percorridos diretos – da cidade de Araruna até Cuité – ou de maneira separada.
Para fazer em uma travessia, ela dura 8 dias, com aproximadamente 16km caminhados por dia. De riqueza cultural ímpar, conta com cânions, montanhas e vales que são verdadeiros tesouros naturais brasileiros.
Os Caminhos das Ararunas passam, por exemplo, pelo Parque Estadual Pedra Boca, reconhecido como patrimônio geológico mundial e um dos principais destinos de ecoturismo da região.
Apesar de estarem localizados no território paraibano, os caminhos passam a pouco mais de quatro quilômetros de Gameleiras, Serra de São Bento e Passa e Fica, municípios do Rio Grande do Norte que fazem divisa com Araruna.
O corredor ecológico é marcado por ambientes diversificados, formados por leitos secos de rios, matas estacionais, resquícios da floresta atlântica, vegetação de caatinga e vários geossítios, como Pedra da Boca, Pedra do Chapéu, Pedra da Macambira, Pedra Olho D'água dos Índios, Cânion do Macapá, Cânion da Serra Verde, entre outros.
A cada trecho cumprido você tem o "PASSAPORTE" (valor pago a parte) carimbado.
Localização do Roteiro